INTERIORIZAÇÃO DE CONHECIMENTO E NOVAS TÉCNICAS PARA PRODUÇÃO AGRÍCOLA: UMA ABORDAGEM INOVATIVA NO ASSENTAMENTO RURAL “VILA AMAZÔNIA”

Autores

  • Mauro Celio de Araujo dos Reis Universidade Federal do Amazonas
  • Paulo Augusto Ramalho de Souza Universidade Federal do Mato Grosso
  • Sergio Vieira do Nascimento Universidade Federal do Amazonas

Palavras-chave:

Desenvolvimento, Agricultura familiar, Conhecimento, Inovação, Novas práticas.

Resumo

Dada a relevância da agricultura familiar para as comunidades amazônicas, este trabalho buscou verificar a influência da interiorização do conhecimento no desenvolvimento local do assentamento rural Vila Amazônia localizado em Parintins AM. Para tal foi realizada uma pesquisa documental e bibliografia nos documentos e informativos da EMBRAPA-Parintins (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), IDAM (Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas) e COOTEMPA (Cooperativa dos Técnicos e Multiprofissionais Agropecuários), com o intuito de se apresentar padrões por meio dos dados obtidos foi utilizada a técnica de análise conteúdo. As novas práticas que possuem objetivo de promover o crescimento sócio econômico das famílias são resultantes de estudos de unidades competentes que pretendem introduzir esse conhecimento em benefício do crescimento da atividade agrícola local. Foi possível observar que ações de instituições, por meio da inserção de práticas no cotidiano das famílias no P A Vila Amazônia podem influenciar as ações dos agentes locais trazendo benefícios para a comunidade local.

Downloads

Publicado

2013-08-01

Como Citar

Reis, M. C. de A. dos, Souza, P. A. R. de, & Nascimento, S. V. do. (2013). INTERIORIZAÇÃO DE CONHECIMENTO E NOVAS TÉCNICAS PARA PRODUÇÃO AGRÍCOLA: UMA ABORDAGEM INOVATIVA NO ASSENTAMENTO RURAL “VILA AMAZÔNIA”. Perspectivas Contemporâneas, 8(1). Recuperado de https://revista.grupointegrado.br/revista/index.php/perspectivascontemporaneas/article/view/1336

Edição

Seção

Artigo Completo ou Artigo Original