ABORDAGEM FENOMENOLÓGICA SOBRE LIDERANÇA: um estudo nas agências de uma instituição financeira localizadas no interior de São Paulo e Minas Gerais

Autores

  • Ariane Latoski Unibrasil - Faculdades Integradas do Brasil e Universidade Positivo (doutoranda)
  • Cristiane Marques de Mello FACET - Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas do Paraná; e Universidade Positivo (doutoranda)
  • Eloy Eros da Silva Nogueira Universidade Positivo

Palavras-chave:

Liderança, Método Fenomenológico, Instituição Financeira

Resumo

A liderança pode ser compreendida a partir de diferentes abordagens, e pelos diversos grupos sociais, que influenciam e são influenciados pelo contexto no qual se inserem. O objetivo deste estudo foi o de compreender o significado de liderança sob a perspectiva dos superintendentes das sucursais de uma instituição financeira localizadas no interior dos Estados de São Paulo e Minas Gerais. Para tanto, optamos por utilizar o método fenomenológico de análise, tendo em vista que os diferentes métodos de investigação contribuem para novos insigths acerca do tema. Algumas respostas sobre a compreensão de liderança propostas pelos superintendentes vão ao encontro das colocações de Jago (1982) que entende a atividade gerencial como o uso da influência e do poder para nortear os esforços e atividades de um grupo de indivíduos, por meio de processos interpessoais e autonomia para estabelecer a forma como os membros do grupo devem agir para alcançar os objetivos organizacionais (MACHADO-DA-SILVA; SHIMANISHI, 2002). Este método possibilitou aos entrevistados o retorno à experiência intencional, presente no discurso e na linguagem.

Biografia do Autor

Ariane Latoski, Unibrasil - Faculdades Integradas do Brasil e Universidade Positivo (doutoranda)

Possui Graduação em Psicologia pela Universidade Tuiuti do Paraná (2002) e Mestrado em Gestão de Produtividade Organizacional - Campanha Nacional de Escolas da Comunidade (2004). Doutoranda em Administração - Organizações, Gestão e Sociedade pela Universidade Positivo (2011). Atualmente é Professora e Orientadora de Trabalho de Conclusão de Curso- Faculdades Integradas do Brasil. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Gestão Relações de Trabalho, atuando principalmente nos seguintes temas: Relações de Trabalho, Gestão de Competências, Gestão de Pessoas, Liderança, Gestão Estratégica, Recursos Humanos, e Responsabilidade Social. Experiência na área de Psicologia, atuando nos seguintes temas: Psicologia Geral, Introdução a Psicologia, Psicologia Básica, e Psicologia Social. Atuação no Instituto Tecnológico de Desenvolvimento Educacional (ITDE) Pós Graduação Ensino a Distância. Atuação na Organização Paranaense de Ensino Técnico (OPET) - Curso Tecnólogo de Gestão de Recursos Humanos - Disciplinas: Treinamento e Desenvolvimento e Dinâmicas Interpessoais.

Cristiane Marques de Mello, FACET - Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas do Paraná; e Universidade Positivo (doutoranda)

Doutoranda em Administração pela Universidade Positivo. Mestrado em Administração pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Especialista em Gerenciamento de Micro e Pequenas Empresas pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Coordenou cursos de pós-graduação (lato sensu) MBA em Gestão Pública (2008-2010) e MBA em Gestão do Agronegócio (2009-2010). Tem experiência como docente nas disciplinas de Administração Estratégica, Teoria Geral da Administração, Pesquisa em Administração, Empreendedorismo e Marketing. Temas de interesse: Estratégia em Organizações, Estudos Organizacionais, Empreendedorismo, Teoria Institucional, Redes, e Produção Científica Brasileira em Administração.

Eloy Eros da Silva Nogueira, Universidade Positivo

Doutor em Administração pela Fundação Getúlio Vargas EAESP (2007), Mestre em Administração pela Universidade Federal do Paraná (2001). Bacharel em Administração pela FAE (Faculdade Católica de Administração e Economia) e Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Paraná. Atualmente é Professor do Programa de Doutorado e Mestrado da Universidade Positivo. Dedica-se ao ensino e pesquisa nas áreas de Estratégias e Estudos Organizacionais, com ênfase na perspectiva de análise institucional. Nesse âmbito, as investigações mais recentes se concentram na contribuição proporcionada pelos estudos sobre simbolismo e sobre a interrelação de estrutura com capacidade de agência.

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Publicado

2014-07-15

Como Citar

Latoski, A., Mello, C. M. de, & Nogueira, E. E. da S. (2014). ABORDAGEM FENOMENOLÓGICA SOBRE LIDERANÇA: um estudo nas agências de uma instituição financeira localizadas no interior de São Paulo e Minas Gerais. Perspectivas Contemporâneas, 9(1), 22–42. Recuperado de https://revista.grupointegrado.br/revista/index.php/perspectivascontemporaneas/article/view/1329

Edição

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