EPISTEMOLOGIA E ADMINISTRAÇÃO: (UM ESBOÇO DE) REFLEXÕES E POSSIBILIDADES

Autores

  • Marcio Silva Rodrigues Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

Epistemologia, Ciência da Administração, Mercado, Poder.

Resumo

Reconhecendo a centralidade do conhecimento científico na sociedade moderna, bem como o fato de que, “coincidentemente”, a corrente científica hegemônica está atrelada aos princípios promulgados pela ideologia vigente, no presente estudo, pretendemos realizar um breve sobrevôo com o intuito de apresentar algumas das principais correntes do pensamento científico moderno, demonstrar as relações existentes entre elas e discutir as influências dessas bases na consolidação do pensamento administrativo. De maneira geral, com vistas a atingir os objetivos propostos, iniciamos a discussão discorrendo acerca das correntes epistemológica hegemônicas na sociedade, a saber: o positivismo, o funcionalismo e o sistemismo. Ademais, como forma de apresentar algumas possibilidades de emancipação do paradigma dominante, apresentamos as noções da dialética e as influências dessa na consolidação de um paradigma crítico, bem como apresentamos as características do paradigma da complexidade. Após percorrermos algumas das principais bases epistemológicas da sociedade moderna, na seção final deste trabalho, discutimos tanto a possibilidade de construirmos um novo paradigma social, menos excludente que a configuração social ora instaurada, como a necessidade de distanciarmos essa ciência do modelo burocrático-empresarial e situá-la localmente.

Biografia do Autor

Marcio Silva Rodrigues, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutorando em Administração pela da Universidade Federal de Santa Catarina (CPGA/UFSC), Pesquisador do Observatório da Realidade Organizacional e Professor Assistente da Faculdade de Administração e de Turismo da Universidade Federal de Pelotas (FAT/UFPel). 

Downloads

Publicado

2013-08-01

Como Citar

Rodrigues, M. S. (2013). EPISTEMOLOGIA E ADMINISTRAÇÃO: (UM ESBOÇO DE) REFLEXÕES E POSSIBILIDADES. Perspectivas Contemporâneas, 8(1). Recuperado de https://revista.grupointegrado.br/revista/index.php/perspectivascontemporaneas/article/view/1259

Edição

Seção

Artigo Completo ou Artigo Original