CONSUMO FOLIAR E SOBREVIVÊNCIA DE Diabrotica speciosa EM DIFERENTES LINHAGENS DE QUINOA

Autores

  • Alexandre Cabrera Almendros Faculdade Integrado de Campo Mourão
  • Nádia Cristina de Oliveira Faculdade Integrado de Campo Mourão

Palavras-chave:

praga da quinoa, feijão, Chenopodium quinoa

Resumo

O consumo de quinoa Chenopodium quinoa Willd., vem crescendo de forma expressiva em todo mundo devido suas qualidades protéicas, no entanto, nota-se a falta de estudos sobre as pragas que atacam essa cultura. O objetivo deste trabalho foi avaliar o consumo e a sobrevivência de Diabrotica speciosa em quatro linhagens de C. quinoa usando como tratamento-teste folhas de feijão Phaseolus vulgaris L. O experimento foi desenvolvido no Laboratório de Entomologia da Faculdade Integrado de Campo Mourão. O delineamento experimental foi o inteiramente casualizado com 20 repetições por tratamento. D. speciosa teve menor consumo foliar na linhagem de C. quinoa QF_07_07 e de modo geral os tratamentos com C. quinoa promoveram menores índices de sobrevivência de D. speciosa.

Biografia do Autor

Alexandre Cabrera Almendros, Faculdade Integrado de Campo Mourão

Possui graduação em Agronomia pela Faculdade Integrado de Campo Mourão.

Nádia Cristina de Oliveira, Faculdade Integrado de Campo Mourão

Possui graduação em Agronomia pela Universidade do Sul de Santa Catarina (1999), mestrado em Agronomia (Proteção de Plantas) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003) e doutorado em Agronomia (Proteção de Plantas) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2006). Atualmente é professora da Faculdade Integrado de Campo Mourão e colaborador do Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Proteção de Plantas, atuando principalmente nos seguintes temas: praga florestal e agrícola, proteção florestal, controle biológico, pulgão do pinus e bioecologia de insetos-pragas.

Downloads

Publicado

2011-08-17

Como Citar

Almendros, A. C., & Oliveira, N. C. de. (2011). CONSUMO FOLIAR E SOBREVIVÊNCIA DE Diabrotica speciosa EM DIFERENTES LINHAGENS DE QUINOA. Revista Campo Digital, 6(1). Recuperado de https://revista.grupointegrado.br/revista/index.php/campodigital/article/view/795