PRODUTIVIDADE DE GRÃOS DE AVEIA BRANCA SUBMETIDA A DOSES DE TRINEXAPAC-ETHYL

Autores

  • Roberto Marins Guerreiro Faculdade Integrado de Campo Mourão
  • Nádia Cristina Oliveira Faculdade Integrado de Campo Mourão

Palavras-chave:

Altura, regulador de crescimento, produtividade

Resumo

O objetivo desse trabalho foi avaliar a influência de doses de trinexapac-ethyl em aveia branca. A cultura da aveia branca apresenta facilidade de acamamento e, para poder minimizar esse problema, podem-se utilizar reguladores de crescimento. O experimento constou de quatro tratamentos sendo: T1) Testemunha (sem aplicação), T2) dose de 0,175 L p.c. ha-1; T3) dose de 0,350 L p.c. ha-1; T4) dose de 0,700 L p.c. ha-1. O delineamento experimental utilizado foi de blocos ao acaso, com cinco repetições. Os parâmetros avaliados foram altura de plantas, diâmetro do colmo, comprimento do pedúnculo, grãos por panícula, massa de mil grãos, peso hectolítrico e produtividade de grãos. Apenas o efeito positivo da redução da altura e comprimento do pedúnculo foi observado, para as demais variáveis estudadas houve um efeito negativo. Todavia, o clima não colaborou para a cultura da aveia branca, deixando as plantas reduzidas, não causando o acamamento. O produto trinexapac-ethyl teve um efeito negativo sobre a produtividade de grãos.

Palavras-Chave: Altura; regulador de crescimento; Avena sativa.

Biografia do Autor

Nádia Cristina Oliveira, Faculdade Integrado de Campo Mourão

Possui graduação em Agronomia pela Universidade do Sul de Santa Catarina (1999), mestrado em Agronomia (Proteção de Plantas) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003) e doutorado em Agronomia (Proteção de Plantas) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2006). Atualmente é professora da Faculdade Integrado de Campo Mourão e colaborador do Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Proteção de Plantas, atuando principalmente nos seguintes temas: praga florestal e agrícola, proteção florestal, controle biológico, pulgão do pinus e bioecologia de insetos-pragas.

Downloads

Publicado

2013-06-18

Como Citar

Guerreiro, R. M., & Oliveira, N. C. (2013). PRODUTIVIDADE DE GRÃOS DE AVEIA BRANCA SUBMETIDA A DOSES DE TRINEXAPAC-ETHYL. Revista Campo Digital, 7(1). Recuperado de https://revista.grupointegrado.br/revista/index.php/campodigital/article/view/1178

Edição

Seção

Agronomia