ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE CITOPATOLOGIA E HISTOPATOLOGIA DE CASOS ATENDIDOS EM HOSPITAL VETERINÁRIO ESCOLA NO PERÍODO DE MARÇO DE 2006 A MARÇO DE 2011

Autores

  • Mayara Caroline Rosolem Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinária (Unesp Jaboticabal)
  • Ludmila Rodrigues Moroz Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia de São Paulo - USP
  • Sabrina Marin Rodigheri Faculdade Evangélica do Paraná
  • Urias José Corrêa Neto Universidade Estadual de Maringá - UEM
  • Camila Dias Porto Faculdade Integrado de Campo Mourão
  • Jaciana Hanel Salamoni Faculdade Integrado de Campo Mourão

Palavras-chave:

histopatologia, medicina veterinária, diagnósticos em patologia

Resumo

A análise microscópica dos tecidos é uma ferramenta muito importante no diagnóstico das enfermidades, proporcionando averiguação minuciosa, que abrange as particularidades celulares até a arquitetura tecidual. Para tal utilizam-se análises erificarcelulares (citopatologia) e de arquitetura tecidual (histopatologia). O presente estudo teve por objetivo analisar avaliar o grau de concordância das análises citopatológicas com seus respectivos resultados histopatológicas de pacientes atendidos no Hospital Veterinário da Faculdade Integrado de Campo Mourão, no período de março de 2006 a março de 2011. Foram estudados os resultados de 24 casos de animais atendidos em Hospital Veterinário Escola que realizaram tanto o exame citológico de triagem seguido de exame histopatológico das lesões em um período de cinco anos. De acordo com o que foi encontrado, 70,83% dos resultados citopatológicos foram condizentes com os exames histopatológicos. Conclui-se que a citopatologia apresentou uma relação de concordância expressiva, mas a histopatologia é o método diagnóstico mais específico de neoplasmas. Por ser de baixo custo e fácil realização, a citopatologia deve ser utilizada rotineiramente. Por fornecer uma análise geral da situação, auxilia quanto à abordagem terapêutica inicial. Contudo, a análise histopatológica deve ser realizada para classificação mais apurada da lesão, análise de margens limpas de neoplasias ou mesmo avaliar se o diagnóstico citológico foi adequado.

Palavras-Chave: medicina veterinária, patologia, histopatologia, citopatologia.

Biografia do Autor

Mayara Caroline Rosolem, Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinária (Unesp Jaboticabal)

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Faculdade Integrado de Campo Mourão (2009). Especialização na forma de Residência em Patologia Veterinária pela Faculdade de Odontologia e Curso de Medicina veterinária (FMVA) da Universidade Estadual "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) campus de Araçatuba, SP (2010). Atualmente é mestranda na área de patologia veterinária pela Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV) da Universidade Estadual "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) Campus de Jaboticabal (2011). Atuação profissional em diagnóstico citopatológico.

Ludmila Rodrigues Moroz, Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia de São Paulo - USP

Possui graduação em Medicina Veterinária (2003) e Residência em Patologia Animal (2006) pela Universidade Estadual de Londrina (2003). Mestre e Doutoranda pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo.

Sabrina Marin Rodigheri, Faculdade Evangélica do Paraná

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal do Paraná (2004), residência em Clínica Médica e Cirúrgica de Animais de Companhia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2006) e mestrado em Cirurgia Veterinária pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"(UNESP), Campus de Jaboticabal (2008). Atualmente é Professora da disciplina de Patologia Cirúrgica de Pequenos Animais, do curso de Medicina Veterinária, da Faculdade Evangélica do Paraná e Médica Veterinária responsável pelo serviço de Orncologia Clínica e Cirúrgica do Hospital Veterinário Batel - Ctba/PR. Tem experiência na área de Clínica Cirúrgica de Pequenos Animais, com ênfase em Oncologia Veterinaria.

Urias José Corrêa Neto, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Formado em Medicina Veterinária pela Faculdade Integrado de Campo Mourão (2209). Atualmente é pós graduando do programa de Zootecnia da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Camila Dias Porto, Faculdade Integrado de Campo Mourão

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade de Marília (2001). Concluiu o Programa de Residência em Medicina Veterinária, na área de Patologia Veterinária, em 2004, na FMVZ Universidade Estadual Paulista. Mestre e doutora em Patologia Veterinária pela FMVZ - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, atuando com inflamação crônica e fibrose no endométrio equino.

Jaciana Hanel Salamoni, Faculdade Integrado de Campo Mourão

Acadêmica do quarto ano do curso de Medicina Veterinária da Faculdade integrado de Campo Mourão.

Downloads

Publicado

2013-06-18

Como Citar

Rosolem, M. C., Moroz, L. R., Rodigheri, S. M., Corrêa Neto, U. J., Porto, C. D., & Salamoni, J. H. (2013). ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE CITOPATOLOGIA E HISTOPATOLOGIA DE CASOS ATENDIDOS EM HOSPITAL VETERINÁRIO ESCOLA NO PERÍODO DE MARÇO DE 2006 A MARÇO DE 2011. Revista Campo Digital, 7(1). Recuperado de https://revista.grupointegrado.br/revista/index.php/campodigital/article/view/1161

Edição

Seção

Veterinária