RETORNO ECONÔMICO DA TILAPICULTURA: ESTUDO DE CASO EM PROPRIEDADE RURAL DO MUNICIPIO DE CAMPO MOURÃO

Autores

  • Lays de Moraes Rodrigues Faculdade Integrado de Campo Mourão
  • Érica Aparecida Romero Faculdade Integrado de Campo Mourão
  • Daniele Maggioni Faculdade Integrado de Campo Mourão

Palavras-chave:

Alevinos, Filé, Lucratividade, Peixes.

Resumo

Este estudo teve por objetivo avaliar o retorno econômico da piscicultura com tilápias do Nilo em tanque escavado em propriedade rural localizada no município de Campo Mourão. Avaliou-se o custo de produção, o rendimento de carcaça e o tipo de corte para comercialização de tilápias produzidas em um tanque escavado de 3.600m2. No mês de novembro de 2009, foram alojados 16.000 alevinos, com 10g de peso vivo, os quais permaneceram no tanque até setembro de 2010, com um período de 10 meses de cultivo. Conclui-se que a produção de tilápias no tanque avaliado obteve retorno econômico de 53% no período analisado. 

Biografia do Autor

Érica Aparecida Romero, Faculdade Integrado de Campo Mourão

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Faculdade de Ciências e Letras de Campo Mourão (2004). Atualmente é professora da Faculdade Integrado de Campo Mourão. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Monetária e Economia Rural, atuando principalmente nos seguintes temas: sistema financeiro, instituições bancárias, política monetária, restruturação, mercados agrícolas, gestão da produção agrícola e agronegócio.

Downloads

Publicado

2011-08-26

Como Citar

Rodrigues, L. de M., Romero, Érica A., & Maggioni, D. (2011). RETORNO ECONÔMICO DA TILAPICULTURA: ESTUDO DE CASO EM PROPRIEDADE RURAL DO MUNICIPIO DE CAMPO MOURÃO. Revista Campo Digital, 6(1). Recuperado de https://revista.grupointegrado.br/revista/index.php/campodigital/article/view/1118