RETORNO ECONÔMICO DE USINA DE TRATAMENTO DE EUCALIPTO SOB VÁCUO E PRESSÃO

Autores

  • Robson Luis Pavlak
  • Erica Aparecida Romero Faculdade Integrado de Campo Mourão
  • Arney Eduardo do Amaral Ecker

Palavras-chave:

Mourões, Custos de produção, Margem líquida, Lucratividade.

Resumo

Com a escassez de madeiras duráveis, buscaram-se novas tecnologias como usinas de tratamento para tornar as madeiras de fácil apodrecimento como o eucalipto tão resistente quanto às madeiras de lei. Desta forma, este estudo teve como objetivo apurar o retorno econômico da implantação de uma usina de tratamento de eucalipto no período de 01 de novembro de 2009 a 30 de abril de 2010 em Luiziana - PR. Mediante a verificação dos custos de produção e receitas geradas pela atividade, o resultado econômico foi mostrado através da margem líquida, da produção e do preço de equilíbrio e também da lucratividade da atividade. As vendas de mourões entre os meses se mostraram desuniformes, mas no geral a comercialização dos mourões originou uma lucratividade de 22,35% no período de estudo.

 

Palavras-chave: Mourões; Custos de produção; Margem líquida; Lucratividade.

Biografia do Autor

Erica Aparecida Romero, Faculdade Integrado de Campo Mourão

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Faculdade de Ciências e Letras de Campo Mourão (2004). Atualmente é professora da Faculdade Integrado de Campo Mourão. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Monetária e Economia Rural, atuando principalmente nos seguintes temas: sistema financeiro, instituições bancárias, política monetária, restruturação, mercados agrícolas, gestão da produção agrícola e agronegócio.

Downloads

Publicado

2013-08-27

Como Citar

Pavlak, R. L., Romero, E. A., & Ecker, A. E. do A. (2013). RETORNO ECONÔMICO DE USINA DE TRATAMENTO DE EUCALIPTO SOB VÁCUO E PRESSÃO. Revista Campo Digital, 8(1). Recuperado de https://revista.grupointegrado.br/revista/index.php/campodigital/article/view/1117