Brassinosteróides: caracterização e influência sobre o crescimento e desenvolvimento de plantas

Autores

  • Jaqueline Bezerra da Silva Universidade Estadual de Maringá – UEM, departamento de melhoramento genético.
  • Jhone Souza Espíndola Centro Universitário Integrado - Campo Mourão
  • Tatiana Keslei Alvarenga Espíndola Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR

Palavras-chave:

Brassinosteróides, hormônio vegetal, interação hormonal, rota metabólica

Resumo

Alguns hormônios vegetais são amplamente conhecidos pela atuação em rotas metabólicas, sendo responsáveis pela promoção ou inibição do crescimento e desenvolvimento das plantas. Os brassinosteróides (BRs), recentemente incluso na classe de hormônios vegetais, são substâncias esteróides que foram inicialmente identificadas em Brassica napus, na década de 1960. Apesar de serem produzidos em pequenas quantidades pelas plantas, uma das principais características que facilita o modo de ação deste hormônio é a capacidade de difusão nas células. A fácil mobilidade através das membranas celulares gera resposta rápida no metabolismo das plantas, bem como no estímulo da produção de proteínas e enzimas. Os estudos acerca dos BRs estão elucidando suas diferentes funções no metabolismo vegetal, principalmente em relação à promoção e biossíntese de etileno, crescimento e desenvolvimento do sistema radicular, controle de estresses abióticos, ocasionados pela redução da disponibilidade de água, salinidade e temperatura,  controle contra o ataque de insetos e demais fatores bióticos, síntese de ácidos nucléicos e proteínas, regulação na germinação e a interação com outros hormônios vegetais. Diante do exposto, o objetivo desta revisão é apresentar o modo de ação deste hormônio vegetal, os efeitos das interações com outros hormônios e as recentes descobertas das importantes contribuições para o desenvolvimento das plantas.

Biografia do Autor

Jhone Souza Espíndola, Centro Universitário Integrado - Campo Mourão

Engenheiro agrônomo formado pela universidade estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Mestre em agricultura pela universidade estadual de Ponta Grossa (UEPG). é professor na faculdade integrado de Campo Mourão e atua em projetos relacionados a fitotecnia de grandes culturas e ambiência em horticultura.

Downloads

Publicado

2021-10-19

Como Citar

da Silva, J. B., Espíndola, J. S., & Espíndola, T. K. A. (2021). Brassinosteróides: caracterização e influência sobre o crescimento e desenvolvimento de plantas. Revista Campo Digital, 16. Recuperado de https://revista.grupointegrado.br/revista/index.php/campodigital/article/view/3224

Edição

Seção

Artigos de Revisão