CARACTERÍSTICAS DE UM PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO PARA UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA

Autores

  • Marcos Schebeleski Universidade Estadual de Maringá - UEM
  • Álvaro José Periotto Universidade Estadual de Maringá - UEM

Palavras-chave:

Planejamento, Estratégia, Tecnologia da Informação.

Resumo

Atualmente a Tecnologia da Informação assume posição vital, seja em organizações públicas ou privadas, já que provê a infraestrutura sobre a qual se estabelecem os sistemas de informações específicos e os serviços tecnológicos. Neste contexto, o presente artigo teve como objetivo, frente a um estudo teórico de importantes metodologias presentes na literatura, averiguar quais características apresentaria um Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação para a Universidade Estadual de Maringá, observando o alinhamento com sua estratégia geral descrita no Plano de Desenvolvimento Institucional. Nessa pesquisa, que se caracteriza como descritiva e qualitativa, emprega-se a análise documental para recuperar dados da estratégia geral da Instituição; e a pesquisa bibliográfica para apreciar algumas metodologias propostas na literatura, resultando dessa análise, como principais características de um planejamento para a Instituição em questão: Elaboração de uma etapa de diagnóstico da situação atual antes do estabelecimento das estratégias; Definição de uma etapa de preparação para a execução das estratégias planejadas; Flexibilidade nas diretrizes planejadas proporcionando possibilidades de ajustes: Estabelecimento de ações de controle e monitoramento das ações planejadas. O Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação se consolida como uma ferramenta cada vez mais importante para a otimização dos usos da TI nas organizações, seja em qual for a área de atuação, porém, não deixa de ser um desafio, que se mostra cada vez mais presente nas organizações.

Biografia do Autor

Marcos Schebeleski, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Mestrando em Administração pela Universidade Estadual de Maringá – UEM, especialização em Desenvolvimento Gerencial com Ênfase em Marketing e Mercosul (2001) e graduação em Administração (1998) pela Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão – FECILCAM. Atuação como docente nos cursos de Administração, Turismo e Meio Ambiente e Engenharia de Produção Agroindustrial.

Downloads

Publicado

2014-02-27

Como Citar

Schebeleski, M., & Periotto, Álvaro J. (2014). CARACTERÍSTICAS DE UM PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO PARA UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA. Perspectivas Contemporâneas, 8(2). Recuperado de https://revista.grupointegrado.br/revista/index.php/perspectivascontemporaneas/article/view/613

Edição

Seção

Artigo Completo ou Artigo Original