TOMADA DE DECISÃO NA AMBIÊNCIA DO COOPERATIVISMO

Autores

  • Francielle Beiler FURB - Universidade Regional de Blumenau
  • Talita Cristina Zechner Lenz FURB - Universidade Regional de Blumenau
  • Carlos Alberto Cioce Sampaio FURB - Universidade Regional de Blumenau

Palavras-chave:

Tomada de decisão, Cooperativismo, Comércio Justo

Resumo

Este artigo visa analisar a ambiência na tomada de decisão coletiva baseada por racionalidade mais solidária, que implica planejar e executar ações que assegurem além da eficiência de processos e eficácia de resultados organizacionais, a qualificação da efetividade interorganizacional. Para adequado encaminhamento do objetivo proposto optou-se pela pesquisa exploratória. Inicialmente, ilustraram-se as experiências da Plataforma Komyuniti: Cooperativa de Comércio Justo em Santiago (Chile) e Programa Solidarium de Comércio Justo da Aliança Empreendedora, organização não governamental sediada em Curitiba (PR) para compreender o contexto das organizações cooperativas, inclusive o do comércio justo. Em segundo momento, descreveu e analisou a ambiência na tomada de decisão da Cooperativa Arte Rio, Rio dos Cedros (SC). Observou-se que o modo de produção associativo vale-se de mecanismos diretos de subsídios na cadeia produtiva, o que não a torna muito diferente das empresas mercantis que recebem muitas vezes subsídios indiretos. Constata-se a necessidade de priorizar uma racionalidade mais solidária entre sujeitos potencialmente consumidores conscientes, cansados da inércia individualista e do vazio consumista, que viabilizam o Comércio Justo.

Biografia do Autor

Francielle Beiler, FURB - Universidade Regional de Blumenau

Graduanda em Administração Gestão empresarial da Universidade Regional de Blumenau (FURB), pesquisadora do Instituto LaGOE e bolsista CNPq.

Talita Cristina Zechner Lenz, FURB - Universidade Regional de Blumenau

Mestranda em Desenvolvimento Regional da Universidade Regional de Blumenau (FURB), pesquisadora do Instituto LaGOE e bolsista da Fundação de Apoio a Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado de Santa Catarina (FAPESC).

Carlos Alberto Cioce Sampaio, FURB - Universidade Regional de Blumenau

Pós-Doutor em Ecossocioeconomia, Professor da Universidade Regional de Blumenau (FURB) e Coordenador do Instituto LaGOE.

Downloads

Publicado

2014-07-15

Como Citar

Beiler, F., Zechner Lenz, T. C., & Sampaio, C. A. C. (2014). TOMADA DE DECISÃO NA AMBIÊNCIA DO COOPERATIVISMO. Perspectivas Contemporâneas, 9(1), 59–78. Recuperado de https://revista.grupointegrado.br/revista/index.php/perspectivascontemporaneas/article/view/463

Edição

Seção

Artigo Completo ou Artigo Original