INOVAÇÃO COMO PROCESSO OU RESULTADO? UM ESTUDO EM ESCRITÓRIOS DE DESIGN NO BRASIL E NA INGLATERRA

Autores

  • Vitor Klein Schmidt Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Diego Alex Gazaro dos Santos Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Aurora Carneiro Zen Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Inovação, indústria criativa, criatividade, design.

Resumo

A indústria criativa vem ganhando importância no cenário econômico nas duas últimas décadas. Nesse contexto, a inovação e a criatividade assumem um papel central na sobrevivência das organizações que compõem os setores da indústria criativa. Entre esses setores, destacam-se os escritórios de design. O objetivo deste trabalho é analisar a percepção dos gestores dos escritórios de design sobre o conceito de inovação e seus fatores antecedentes. Para tanto, realizou-se uma pesquisa exploratória de natureza qualitativa. Foram selecionadas duas empresas de consultoria em design e de pequeno porte para servirem como objetos de estudo. Os resultados demonstraram que o entendimento sobre o que é inovação difere entre esses dois casos. Destacam-se como fatores influenciadores da inovação nesses escritórios: a participação e o envolvimento com o cliente nos projetos, a capacidade criativa dos funcionários, o processo de briefing e o compartilhamento de ideias. Conclui-se que o grande desafio enfrentado pelos profissionais de design dessas empresas é entender o que o cliente deseja e transformar essa ideia em um produto de valor para o consumidor final. Estudos futuros poderão mensurar a influência desses fatores no desempenho inovativo dos escritórios de design.

 

INNOVATION AS PROCESS OR RESULT? A STUDY IN DESIGN OFFICES IN BRAZIL AND IN ENGLAND

ABSTRACT

The creative industry has been gaining importance in the economic scenario in the last two decades. In this context, innovation and creativity play a central role in the survival of organizations that make up the creative industries. Among these sectors, we highlight the design offices. This papers' objective is to analyze the perception of the managers of the design offices on the concept of innovation and its antecedent factors. Thus, we carried out an exploratory research of qualitative nature. Two design and small-sized consulting firms were selected to serve as study objects. The results demonstrated that the understanding of innovation for these two offices differs. As influential factors of innovation in these firms, the following stand out: participation and involvement with the client in the projects, the creative capacity of the employees, the briefing process and the sharing of ideas. We conclude that the major challenge faced by design professionals is to understand what the customer wants and to turn this idea into a value product to the end consumer. Further studies may measure the influence of these factors on the innovative performance of design offices.

Biografia do Autor

Vitor Klein Schmidt, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Estudante de administração na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Bolsista de pesquisa desde 2014 junto à professora Aurora Carneiro Zen. Integrante do Grupo de Pesquisa em Internacionalização, Estratégia e Inovação. Áreas de interesse: inovação e arranjos organizacionais

Diego Alex Gazaro dos Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Aluno do Programa de Pós Graduação em Administração da UFRGS, pesquisa ecossistemas e economia criativa

Aurora Carneiro Zen, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora e professora de gestão da inovação no Programa de Pós Graduação em Administração da UFRGS, pesquisa arranjos organizacionais, inovação e internacionalização.

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Publicado

2017-12-13

Como Citar

Schmidt, V. K., dos Santos, D. A. G., & Zen, A. C. (2017). INOVAÇÃO COMO PROCESSO OU RESULTADO? UM ESTUDO EM ESCRITÓRIOS DE DESIGN NO BRASIL E NA INGLATERRA. Perspectivas Contemporâneas, 12(3), 53–74. Recuperado de https://revista.grupointegrado.br/revista/index.php/perspectivascontemporaneas/article/view/2395

Edição

Seção

Artigo Completo ou Artigo Original