EFICIENCIA DAS CONCESSIONARIAS FERROVIÁRIAS NO BRASIL: Uma Aplicação por meio da Análise Envoltória de Dados

Autores

  • André Luiz Marques Serrano Universidade de Brasília
  • Guilherme Faria Prux Universidade de Brasília
  • Marcelo Driemeyer Wilbert Universidade de Brasília
  • Luiz Medeiros de Araujo Neto Universidade de Brasília
  • Carlos Rosano Peña Universidade de Brasília

Palavras-chave:

eficiência, concessionárias ferroviárias, análise envoltória de dados

Resumo

Considerando a futura expansão das malhas ferroviárias brasileiras previstas no Programa de Investimento em Logística (PIL) e no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), a prática adotada pelo governo de conceder a administração de trechos ferroviários a empresas privadas tem sido uma boa alternativa para fazer frente ao problema da escassez de recursos. Para que tal prática funcione de forma adequada é necessário acompanhar de maneira corrente a prestação de serviço das empresas ferroviárias. Este trabalho busca mensurar a eficiência produtiva de doze concessionárias ferroviárias de carga no Brasil nos anos de 2010 a 2015. Tal análise foi elaborada por meio da Análise Envoltória de Dados, a partir de modelos CCR e BCC, com orientação aos inputs, divididos em oito cenários. Quanto aos dados, inputs e outputs, foram disponibilizados pela Agência Nacional de Transportes Terrestres - ANTT. Os resultados obtidos com a pesquisa mostram que seis entre os oito modelos testados podem vir a serem utilizados pela ANTT para controlar os níveis de eficiência das concessionárias ferroviárias. A hipótese de que as ferrovias mais antigas obteriam maiores escores foi refutada, dessa forma, fazem-se necessários estudos a respeito da gestão individual de cada empresa. 

EFFICIENCY OF DEALERS RAILWAY IN BRAZIL: An Application by Data Envelopment Analysis

ABSTRACT 

Considering the future expansion of the Brazilian rail network in the Investment Program in Logistics (PIL) and the Growth Acceleration Program (PAC), the practice adopted by the government to grant the administration of rail segments to private companies has been a good alternative to face the problem of scarcity of resources. For this practice to function properly it is necessary to follow the current way by which railway undertakings provide service. This paper seeks to measure the productive efficiency of twelve railway freight companies in Brazil in the years 2010 to 2015. This analysis was prepared by data envelopment analysis, from CCR and BCC models, with guidance to inputs, divided into eight scenarios. As for the data, inputs and outputs were provided by the National Land Transportation Agency - ANTT. The results from the survey show that six out of the eight models tested are likely to be used by ANTT to control the levels of efficiency of rail concessionaries. The hypothesis that the oldest railways would obtain higher scores was refuted and, studies concerning the individual management of each company are, thus, necessary.

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Publicado

2017-08-25

Como Citar

Serrano, A. L. M., Prux, G. F., Wilbert, M. D., Araujo Neto, L. M. de, & Peña, C. R. (2017). EFICIENCIA DAS CONCESSIONARIAS FERROVIÁRIAS NO BRASIL: Uma Aplicação por meio da Análise Envoltória de Dados. Perspectivas Contemporâneas, 12(2), 55–72. Recuperado de https://revista.grupointegrado.br/revista/index.php/perspectivascontemporaneas/article/view/2303

Edição

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