TRÊS CAMINHOS PARA O DESENVOLVIMENTO DA LIDERANÇA: UMA ANÁLISE COMPARATIVA

Autores

  • Danielle Nogara Becker Universidade Federal de Santa Catarina
  • Luiz Carlos Vicentini Universidade Federal de Santa Catarina
  • Cristiano José Castro de Almeida Cunha Universidade Federal de Santa Catarina
  • Helen Fischer Günther Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

Liderança, Desenvolvimento de liderança, Programas de desenvolvimento de liderança.s de desenvolvimento de liderança

Resumo

Este estudo teve por objetivo apresentar e comparar três modelos de desenvolvimento de liderança, praticados por Henry Mintzberg, Ronald Heifetz e Manfred Kets de Vries. A pesquisa bibliográfica foi realizada a partir de artigos, livros e websites de cursos orientados pelos autores. Buscou-se compreender a dinâmica das abordagens de desenvolvimento de liderança, ensinadas em cursos MBA e de especialização, em diferentes universidades e países. Analisando os pontos de vista comunicados em suas apresentações, foi possível traçar um perfil com os enfoques diferentes de cada autor para o tema, semelhanças e diferenças, bem como a tendência do desenvolvimento de competências do líder e não da liderança. Entende-se o que as empresas estão obtendo na preparação de seu pessoal que ocupa postos de comando, ao relatar as principais abordagens empregadas por autores consagrados, em seus cursos e centros de treinamento, no momento em que o desenvolvimento de liderança ganha importância entre as organizações em nível mundial.

Biografia do Autor

Danielle Nogara Becker, Universidade Federal de Santa Catarina

Psicóloga (UNISC) e mestranda no Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento (EGC/UFSC), daniellebecker@bol.com.br, telefone: (48) 3721 2441. Endereço: Campus UFSC - Laboratório de Educação a Distância (LED) - Trindade - CEP 88040-970 – Florianópolis/SC – Brasil.

Luiz Carlos Vicentini, Universidade Federal de Santa Catarina

Engenheiro de Alimentos (UNICAMP), Mestre em Engenharia de Produção (UFSC), doutorando no Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento (EGC/UFSC), lcvicentini@gmail.com, telefone: (48) 3721 2441. Endereço: Campus UFSC - Laboratório de Educação a Distância (LED) - Trindade - CEP 88040-970 – Florianópolis/SC – Brasil.

Cristiano José Castro de Almeida Cunha, Universidade Federal de Santa Catarina

Engenheiro Geológico (UFOP), Mestre em Engenharia de Produção (UFSC) e Doutor em Administração (Alemanha); Docente do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento (EGC/UFSC), 01cunha@gmail.com, telefone: (48) 3721 2441. Endereço: Campus UFSC - Laboratório de Educação a Distância (LED) - Trindade - CEP 88040-970 – Florianópolis/SC – Brasil.

Helen Fischer Günther, Universidade Federal de Santa Catarina

Administradora e Mestre em Administração (UFSC), doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento (EGC/UFSC), helen@lgr.egc.ufsc.br, telefone: (48) 3721 2441. Endereço: Campus UFSC - Laboratório de Educação a Distância (LED) - Trindade - CEP 88040-970 – Florianópolis/SC – Brasil.

Downloads

Publicado

2014-12-30

Como Citar

Becker, D. N., Vicentini, L. C., Cunha, C. J. C. de A., & Günther, H. F. (2014). TRÊS CAMINHOS PARA O DESENVOLVIMENTO DA LIDERANÇA: UMA ANÁLISE COMPARATIVA. Perspectivas Contemporâneas, 9(2), 167–186. Recuperado de https://revista.grupointegrado.br/revista/index.php/perspectivascontemporaneas/article/view/1456

Edição

Seção

Artigo Completo ou Artigo Original