O MODELO INTEGRADO DE RESULTADO SUSTENTÁVEL EM PROGRAMAS FINALÍSTICOS COMO INSTRUMENTO DE EVIDENCIAR A QUALIDADE DO GASTO PÚBLICO: UMA APLICAÇÃO NO MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E GESTÃO.

Autores

  • Giovanni Pacelli Carvalho Lustosa da Costa UnB
  • Fátima de Souza Freire UnB

Palavras-chave:

Qualidade do gasto público, resultado econômico, resultado sustentável, modelo integrado.

Resumo

A qualidade do gasto público revela-se como um novo foco a ser perseguido na administração pública. Não basta gastar e prestar contas corretamente, é preciso gastar bem. Nesse sentido, faz-se necessário o uso de ferramentas que sejam capazes de evidenciar o retorno agregado à sociedade. A Demonstração do Resultado Econômico inserida no rol de demonstrativos contábeis em 2008 possibilita medir a qualidade do gasto público. Apesar de sua inegável utilidade, ela não captura os resultados sociais e ambientais de uma Ação de Governo. Assim, existe a necessidade de uma ferramenta que evidencie, além dos benefícios econômicos, as externalidades sociais e ambientais. Dessa forma, o objetivo geral do presente trabalho é a partir do modelo integrado de resultado sustentável proposto neste estudo evidenciar o índice de resultado sustentável da Ação Governamental 8532 – Manutenção de Centros Recondicionamento de Computadores. Para se atingir este objetivo geral, o estudo foi dividido em duas etapas. Na primeira etapa do trabalho é apresentado o modelo integrado de resultado sustentável enquanto na segunda etapa do estudo é realizada a operacionalização do modelo. Ao final do estudo verificou-se que a Ação Governamental gerou um resultado sustentável à sociedade de R$ 4.783.084,74 em 2008, e de R$ 3.838.642,10 em 2009. Dessa forma, obteve-se um índice de resultado sustentável (IRS) de 4,09 em 2008 e de 3,72 em 2009. O decréscimo do IRS obtido em 2009 foi decorrente principalmente do fato de o Centro de Recondicionamento de Computadores de Recife ter recondicionado e distribuído poucos computadores em 2009.

Biografia do Autor

Giovanni Pacelli Carvalho Lustosa da Costa, UnB

Possui graduação em Ciência Militares - Infantaria pela Academia Militar das Agulhas Negras (2000), graduação em Administração de Empresas pela Universidade Estadual do Ceará (2006), especialização em Operações Militares pela Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (2008), mestrado em Ciências Contábeis pela Universidade de Brasília (2011). Atualmente chefia uma das Divisões da Coordenação de Técnicas, Procedimentos e Qualidade da Secretaria Federal de Controle da Controladoria-Geral da União. Tem experiência na área de Administração com ênfase em administração pública, na área de Planejamento com ênfase em operações militares, na área de Planejamento e Avaliação de Programas do Governo Federal com ênfase em Auditoria Governamental, Orçamento Público e Contabilidade Pública.

Fátima de Souza Freire, UnB

Doutora em Economia pela Université des Sciences Sociales de Toulouse I, França (1998). Mestre em Economia pela Université des Sciences Sociales de Toulouse I, França (1993). Especialista em Matemática Aplicada a Finanças e Economia pela Universidade de Brasília (UnB) (2012). Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Ceará (1989). Professora Associada do Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais da Universidade de Brasília, atuando também no programa de pós-graduação multi-institucional e inter-regional em Ciências Contábeis da UnB/UFRN/UFPB. Tem livros e artigos na área de custos, controladoria, responsabilidade social corporativa, e finanças públicas. Área de pesquisa: responsabilidade socioambiental corporativa, evidenciação socioambiental, valoração de bens ambientais e culturais, gestão de custos e finanças públicas. 

Downloads

Publicado

2014-12-30

Como Citar

Costa, G. P. C. L. da, & Freire, F. de S. (2014). O MODELO INTEGRADO DE RESULTADO SUSTENTÁVEL EM PROGRAMAS FINALÍSTICOS COMO INSTRUMENTO DE EVIDENCIAR A QUALIDADE DO GASTO PÚBLICO: UMA APLICAÇÃO NO MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E GESTÃO. Perspectivas Contemporâneas, 9(2), 96–123. Recuperado de https://revista.grupointegrado.br/revista/index.php/perspectivascontemporaneas/article/view/1407

Edição

Seção

Artigo Completo ou Artigo Original