Campo Digit@l

Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Campo Digital?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

Missão: 

Divulgar o conhecimento gerado pela comunidade científica, proporcionando um canal de comunicação e disseminação de resultados de pesquisas envolvendo ideias e novas propostas científicas nas áreas de Ciências Exatas e da Terra (Computação) e Ciências Agrárias (Agronomia, Medicina Veterinária e Zootecnia). Assim, através da promoção do debate acadêmico, o conhecimento científico poderá ser revertido para o desenvolvimento da sociedade.

Diretrizes para Submissão de Artigos:

Cadastro de autores

Todos os autores devem ser cadastrados corretamente, com nome, afiliação e endereço para correspondência. Uma vez submetido o artigo, não será possível cadastrar autores adicionais.

All authors must be properly registered, with name, affiliation and correspondence address. Once submitted the article, it will not be possible to register additional authors.

Elaboração do artigo

Idioma: Serão aceitos artigos escritos em português ou inglês.

Formato do arquivo: O artigo deve ser enviado no formato de arquivo do programa Microsoft Office Word.

Formatação: O artigo deve conter a seguinte formatação: - Deve ser elaborado em folha tamanho A4 (210 mm x 297 mm), com margens superior e esquerda de 3 cm e inferior e direita de 2 cm.

- A fonte deve ser Arial tamanho 12 e espaço entre linhas de 1,5 cm em todo o trabalho (exceto Resumo, Abstract e Tabelas, que devem ser elaborados em espaço simples).

- A numeração das páginas deve figurar no canto superior direito, iniciando pela página de título.

APRESENTAÇÃO: Deve abranger os seguintes tópicos:

Título(em inglês e português) curto e informativo sem conter abreviações, escrito em letras maiúsculas e negritadas.

Nome dos autores: Devem ser escritos com a letra inicial maiúscula, por extenso, separados por ponto e vírgula (;) e centralizados. O último sobrenome de cada autor deve ser seguido de um número em algarismo arábico, sobrescrito, para identificação das instituições dos autores.

Identificação dos autores: Devem ser apresentados abaixo dos nomes dos autores, a Instituição(ões) de cada autor (Departamento, Faculdade, Universidade), precedida dos números indicativos sobrescritos.

- Nome, endereço completo para correspondência, incluindo o código postal, o número do telefone, o número do fax e o e-mail do autor para o qual a correspondência deve ser enviada. Esses dados devem ser precedidos do termo: Endereço para correspondência.

Resumo (em português e inglês): A palavra "Resumo" deve ser escrita em negrito com a inicial maiúscula e as demais letras minúsculas, na margem esquerda do texto, seguida de dois pontos (:). Na sequência (na mesma linha) deve ser apresentado o texto em parágrafo único, com no máximo 250 palavras (NBR 6028). O texto deve apresentar claramente os objetivos, a metodologia, os resultados e as conclusões. Não deve conter citações bibliográficas e abreviaturas.

Palavras-chave (em português e inglês): Os termos "Palavras-chave" e "Key Words" devem ser escritos em negrito, com a inicial maiúscula e as demais letras minúsculas, na margem esquerda do texto, seguida de dois pontos (:). Devem ser indicadas de três a cinco palavras que expressem o conteúdo do artigo de forma objetiva e que não estejam escritas no título. Devem ser precedidas dos termos: Palavras-chave ou Key Words, em negrito e imediatamente após o resumo e abstract, respectivamente. Devem ser digitadas em ordem alfabética, com letras minúsculas, com alinhamento justificado, separadas por vírgulas e sem ponto-final.

Texto: Deve obedecer aos critérios de cada categoria, de acordo com as instruções disponíveis em foco e escopo.

Agradecimentos: Seção opcional. A palavra "AGRADECIMENTOS" deve ser escrita em negrito, com todas as letras em maiúscula, na margem esquerda do texto. A redação do texto começará na linha abaixo do título da seção. Devem ser breves e conter o motivo do agradecimento.

Citações no texto: Nas citações, as chamadas pelo sobrenome do autor incluído na sentença devem ser com a letra inicial maiúscula seguida por letras minúsculas e, quando estiverem entre parênteses, devem ser letras maiúsculas. Exemplos: "A ironia seria assim uma forma implícita de heterogeneidade mostrada, conforme a classificação proposta por Authier-Reiriz (1982)". "Apesar das aparências, a desconstrução do logocentrismo não é uma psicanálise da filosofia (DERRIDA, 1967)". Quando houver dois autores no mesmo artigo citado, usar ponto e vírgula (;) e, no caso de três ou mais autores, citar apenas o sobrenome do primeiro, seguido da expressão et al., em fonte normal, vírgula e ano de publicação. Em casos de mais de uma referência na mesma citação apresentá-las na sequência cronológica de publicação. Deverá ser evitada a citação de citação e quando isto ocorrer deve ser citado o sobrenome do autor e ano de publicação do documento original, seguido da expressão "citado por" e da citação da obra consultada. Nesta situação somente a obra consultada deve constar na lista de referências.

Unidades e abreviações: Utilizar o Sistema Internacional (SI) de unidades métricas para as unidades e abreviações de unidades. Deve-se evitar o uso de abreviações não consagradas.

Tabelas e Quadros: Devem ser inseridos o mais próximo possível do texto em que foram mencionados. Os termos "Tabela" ou "Quadro" devem ser grafados em negrito com apenas a primeira letra maiúscula seguidos de seu número de ordem no texto (em algarismos arábicos), seguido de ponto (.). O título deve constar acima da tabela e/ou quadro, com alinhamento justificado. Devem ser compreensíveis e auto-explicativas. As abreviações devem ser definidas nas legendas. 

Ilustrações e Figuras: Devem ser inseridas o mais próximo possível do texto em que foram mencionadas. Os termos "Ilustração" ou "Figura" devem ser grafados em negrito com apenas a primeira letra maiúscula seguidos de seu número de ordem no texto (em algarismos arábicos), seguido de ponto (.). O título deve constar abaixo da ilustração ou figura, com alinhamento justificado e ser precedido da palavra Ilustração ou Figura. As ilustrações e fotos devem ser coladas no texto com resolução de boa qualidade, e também enviadas em arquivos separados, em formato jpg. As fotomicrografias devem incluir dados sobre a coloração e a ampliação no fim da legenda para cada parte da figura. Uma barra de ampliação deve ser adicionada a cada fotomicrografia. Caso não apareça nenhum marcador com escala na figura, a ampliação original deve ser informada na legenda.

Referências: A palavra "REFERÊNCIAS" deve ser escrita em negrito, com todas as letras em maiúscula, na margem esquerda do texto. As referências devem ser apresentadas na linha abaixo do título da seção. Devem ser digitadas em ordem alfabética após a seção de agradecimentos (opcional). Digitá-las em espaço simples, alinhamento à esquerda e espaço duplo entre elas. Artigos com mais de três autores, devem ser citados os três primeiros seguidos da expressão et al. As referências devem ser elaboradas de acordo com a NBR 6023. Evitar referências de fontes não científicas como blogs, sites e vlogs. As referências de artigos de periódicos científicos não devem ser citadas como documentos eletrônicos.

Exemplos:

-Artigo de Periódico:

SOUZA, I.; CULPI, L. Vologo, genetic studies on na isolated Afro-Brazilian community. Genetics and Molecular Biology, Ribeirão Preto, v. 28, n. 3, p. 402-406, jul./dez. 2005.

-Livro:

TAVARES, M. C. G. C. Imagem corporal: conceito e desenvolvimento. São Paulo: Manole, 2003.

-Capítulo de livro com autoria própria:

MOREIRA, A. A profissionalização da enfermagem. In: OGUISSO, T. (Org.). Trajetória histórica e legal da enfermagem. São Paulo: Manole, 2005. p. 98-119.

-Trabalho apresentado em evento:

SIMÕES, G. S.; SILVA, J.; TOLEDO, A. S. Micobactérias não tuberculosas isoladas de pacientes com síndrome da imunodeficiência adquirida. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE MICROBIOLOGIA, 17., Santos. Anais... Santos: EDITORA, 1993. p.41.

- Dissertação e Tese: 

SILVA, M.A.B. Sistema de Classificação Fuzzy para áreas contaminadas. 2005. 221f. Tese (Doutorado em Engenharia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2005.

-Documento em meio eletrônico:

SLATER, P. J. B.; JOANES, A. E. Timing of songs and distance call learning in zebra finches. Disponível em: <http://journals.ohaiolink.edu/etext/>. Acesso em: 22 jul. 2004.

-Artigo ou livro ainda não publicado:

Ao citar um artigo ou livro aceito para publicação, mas ainda não publicado, inclua todos os dados necessários e ao final da referência escreva entre parênteses, o termo: no prelo.

-Comunicações informais (Informação verbal):

Mencionar em nota os dados disponíveis, e indicar entre parênteses, a expressão: informação verbal.

 

Article’s Elaboration Language:

Language: Articles may be written in Portuguese or English.

File format: The article should be sent in Microsoft Office Word file format.

Format: The manuscript should contain the following format: -- Must be prepared in A4 size (210mm x 297 mm) paper, with higher and right margins with 3cm, and down and left margins with 2cm.

 -Font must be Arial size 12 and 1.5 cm line space in all the manuscript

 -Number of pages must appear in the upper right corner, starting for the title page. -- All references should be cited in the text.

PRESENTATION:

Title: (in English and Portuguese) Short and informative title without abbreviations, written in capital and bold letters.

Complete name(s) of author(s): They must be written with the initial capital letter, in full, separated by a semicolon (;) and centered. All names should be followed by overwrite numbers to identify the institutions.

Identification of author(s): Institution(s) of each author (Department, College, University) preceded by overwrite indicative numbers.

- Name and full address for correspondence, including zip code, telephone number, number of fax and author’s e-mail to which the correspondence and copies requests should be sent. These data should be preceded by the term: Correspondence address.

Abstract (in English and Portuguese): The word "Abstract" should be written in bold with the initial capital letter and the other lowercase letters in the left margin of the text, followed by a colon (:). In the sequence (in the same row) the text should be presented in single paragraph, with a maximum of 250 words (NBR 6028)

The text should show clearly the objectives, methodology, results and conclusions.

Keywords (in English and Portuguese): The terms "Palavras-chave" and "Keywords" should be written in bold, with the initial capital letter and the other lowercase letters in the left margin of the text, followed by a colon (:). Three to five words expressing the content of the article objectively and not written in the title should be indicated. They should be preceded by the terms: Keywords or Key Words, in bold and immediately after the abstract and abstract, respectively. They should be typed alphabetically, with lowercase letters, separated by commas and without endpoints.

Text: should meet the criteria for each category, according to the instructions available in focus and scope.

Acknowledgements: They should be brief and related to technical assistance, opinions, as well as to research financial support and study grants.

Tables and charts: should be inserted as close as possible of the text in which they were mentioned. Title should appear above the table and/or chart. It should be preceded by the word Table and by its sequential number in the text (Arabic numerals). Tables should be understandable and self-explanatory. Abbreviations should be defined on subtitles.

llustrations and photos: should be inserted as close as possible to text in which they were mentioned. The title should be placed below the figures, preceded by the word Figure and its sequential number in the text (Arabic numerals). Abbreviations and symbols should be defined even if they are explained in text. Illustrations and photos should be pasted into text with good quality resolution, and they should also be sent in separate files, in jpg. Photomicrographs should include data about stain technique and amplification at the end of legend to each part of the picture. A scale bar should be added to each photomicrograph. If any scaled marker does not appear in the picture, the original magnification should be informed in legend.

References: The word "REFERENCES" should be written in bold, all uppercase letters in the left margin of the text. References should be presented on the line below the section heading. They should be typed alphabetically after the acknowledgment section (optional). Digitalize them in single space, left alignment and double space between them. Articles with more than three authors, the first three followed by the expression et al. References should be prepared in accordance with NBR 6023. Avoid references from non-scientific sources such as blogs, websites and vlogs. References to scientific journal articles should not be cited as electronic documents.

 Examples:

 Periodic Articles:

 ABESSA, D.M.S.; SOUSA, E.C.P.M.; TOMMASI, L.R. Utilização de testes de toxicidade na avaliação da qualidade de sedimentos marinhos. Revista de Geologia, Fortaleza, v. 19, n. 2, p. 253-261, jul./dez. 2006.

  Book:

TAVARES, M. C. G. C. Imagem corporal: conceito e desenvolvimento. São Paulo: Manole, 2003.

For more than 3 authors:

URANI, A. et al. Constituição de uma matriz de contabilidade social para o Brasil. Brasília, DF: IPEA, 1994.

 Book chapter with proper authorship:

 MOREIRA, A. A profissionalização da enfermagem. In: OGUISSO, T. (Org.). Trajetória histórica e legal da enfermagem. São Paulo: Manole, 2005. p. 98-119.

 Work presented in event:

 SIMÕES, G. S.; SILVA, J.; TOLEDO, A. S. Micobactérias não tuberculosas isoladas de pacientes com síndrome da imunodeficiência adquirida. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE MICROBIOLOGIA, 17., Santos. Anais... Santos: EDITORA, 1993. p.41.

 Thesis:

 SILVA, M.A.B. Sistema de Classificação Fuzzy para áreas contaminadas. 2005. 221f. Tese (Doutorado em Engenharia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2005.

 Document in electronic way:

 SLATER, P. J. B.; JOANES, A. E. Timing of songs and distance call learning in zebra finches. Disponível em: <http://journals.ohaiolink.edu/etext/>. Acesso em: 22 jul. 2004.

 Article or book not published yet:

To cite an article or book accepted for publication but not published yet, you should include all necessary data and write at the end of the reference between parentheses, the term: in press.

Informal communications (verbal information):

Mention available data in note, and indicate between parentheses, the expression: verbal information.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. Termo de Responsabilidade para Submissão de Artigo: O autor compromete-se de que o artigo enviado para avaliação é inédito, e não será submetido à outra revista durante o processo de análise e em caso de deferimento para a Revista Campo Digital que está autorizada a publicá-lo em meio impresso, digital, ou outro existente, sem retribuição financeira para os autores.

  2. Formato do arquivo: O autor deve certificar-se de que o artigo será enviado no formato de arquivo do programa Microsoft Office Word.
  3. Formatação: O autor deve certificar-se de que a formatação do artigo foi realizada conforme descrito em diretrizes para o autor, encontradas na seção "Sobre".
  4. Os trabalhos serão publicados na ordem de aceitação e não de seu recebimento pela revista. O artigo será avaliado pelo corpo editorial da revista e submetido para avaliação à dois membros do corpo editorial de localidades diferentes. Após o recebimento do artigo pela revista, o autor poderá acompanhar o trâmite do mesmo pelo endereço eletrônico da revista.
  5. Todos os endereços "URL" no texto (ex.: http://pkp.ubc.ca) devem estar ativos.
  6. Atenção ao cadastrar os autores. Todos os autores devem ser cadastrados corretamente, com nome, filiação e endereço para correspondência. Uma vez submetido o artigo, não será possível cadastrar autores adicionais.
  7. Todos os autores devem estar cientes e de acordo com a submissão do artigo para Revista Campo Digital
  8. Ao relatar experiências envolvendo animais, os autores devem indicar se os procedimentos estavam em conformidade com as normas éticas da comissão responsável pela experimentação animal.
  9. Conflitos de interesses podem ocorrer quando autores, revisores ou editores possuem interesses que podem influenciar na elaboração ou avaliação de manuscritos. Ao submeter o manuscrito, os autores são responsáveis por reconhecer e revelar conflitos financeiros ou de outra natureza que possam ter influenciado o trabalho. Os autores devem identificar no manuscrito todo o apoio financeiro obtido para a execução do trabalho e outras conexões pessoais referentes à realização do mesmo.
  10. A autoria atribui crédito e implica em responsabilidade pelo conteúdo publicado.

    Os autores comprometem-se que participaram da elaboração no manuscrito ao menos por um dos critérios apresentados a seguir:

    a. Participção ativa da discussão dos resultados;

    b. Revisão e aprovação da versão final do trabalho.

     
 

Declaração de Direito Autoral

Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são cedidos pelo autor à Revista Campo Digital, que está autorizada a publicá-lo em meio impresso, digital, ou outro existente, sem retribuição financeira para os autores. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.

 

Política de Privacidade

Os nomes e os e-mails submetidos para esta revista, serão utilizados exclusivamente para os fins de publicação.